De acordo com a Lei 10.861/04, toda Instituição de Ensino Superior deve participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Assim, além de participar de avaliações externas, a UFOP realiza internamente um processo de autoavaliação institucional e convida professores, alunos, técnicos e a sociedade em geral a participar.
O questionário será disponibilizado na Plataforma Moodle a partir de 18 de julho. A Comissão Própria de Avaliação da UFOP (CPA-UFOP) utiliza a autoavaliação institucional para uma melhoria constante da UFOP. Nesse sentido, a CPA-UFOP se compromete a divulgar amplamente os resultados deste questionário e de outras ações realizadas para toda a comunidade acadêmica.
Destacamos que a identidade de qualquer pessoa que participe do estudo não será revelada publicamente em nenhuma hipótese.
Assim, solicitamos-lhe dispensar alguns minutos para emitir sua opinião sobre a UFOP.
A participação nesta pesquisa é voluntária. Contamos com a sua participação!
O Prof. Milton Rosa do departamento DEGEP/CEAD participou do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, que aconteceu em São Paulo, de 13 a 16 de Julho de 2016, na Universidade Cruzeiro do Sul. O professor prestou uma homenagem ao Prof. Ubiratan D’Ambrosio, a quem foi conferido o título de Sócio Emérito da SBEM. No dia 15 de Julho, proferiu a palestra intitulada Discutindo as abordagens global (ética), local (êmica) e glocal (dialógica) em investigações em ethnomodelagem.
Prof. Milton também participou da apresentação de comunicações científicas com os seus orientandos: Rodrigo Carlos Pinheiro apresentou a comunicação intitulada O programa etnomatemática como um suporte pedagógico para o ensino e aprendizagem de educação financeira para alunos Surdos de uma escola pública e Diego Pereira de Oliveira Cortes apresentou a comunicação intitulada Ressignificando os conceitos de funções: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem, que foi escrita em coautoria com Prof. Daniel Orey, também do DEGEP/CEAD. Prof. Milton Rosa também apresentou a comunicação científica intitulada Reflexões sobre a relação entre a etnomatemática e a modelagem, que foi escrita em coautoria com o Prof. Daniel Orey.
O evento sobre a educação matemática reuniu, aproximadamente, 2.300 participantes provenientes de todas as regiões do Brasil, em seus 4 dias de realização. Considerado o mais importante no âmbito nacional, este evento congrega um vasto público envolvido com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. A cada encontro constata-se o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.
Nesta edição o evento teve como tema A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades e a proposta foi colocar em discussão as novas temáticas e tendências que perpassam a Educação Matemática, seja como campo profissional, seja como campo de pesquisa. Nesse sentido, a parceria formada entre a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) possibilitou a realização do evento nas instalações dessa universidade. Há de se destacar também a participação e o envolvimento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do São Paulo (SBEM/SP) e de outras Instituições estaduais, federais e particulares do Estado de São Paulo que se uniram para a realização desse grande evento de pesquisa e de divulgação profissional-científica da Educação Matemática brasileira.
Maiores informações podem ser obtidas no site do evento
Confira a palestra | ![]() |
O período de renovação de matrícula acontece de 11 a 20 de julho. Acesse o site www.minha.ufop.br para solicitar a renovação.
Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP-CEAD participaram do Primeir Encuentro Latinoamericano de Etnomatemática (ELEm1), que se realizou na Universidad del Valle de Guatemala (UVG), Campus Altiplano, de 20 a 24 de Junho de 2016.
Os professores apresentaram juntamente com Maria Elena Gavarrete, da Costa Rica, a mesa redonda intitulada: Perspectivas Actuales y futuras de la Etnomatemática como un Programa: Reseña del TSG35 en el ICME13 sobre el Rol de la Etnomatemática en la Educación Matemática, na qual foi discutida:
"Las perspectivas actuales y futuras del programa etnomatemáticas, de acuerdo con las propuestas del Grupo de Estudio 35 (TSG-35) del XIII Congreso Internacional de Educación Matemática (ICME13), el cual se desarrollará en Hamburgo durante el mes de julio del 2016. El TSG35 se titula “El Rol de la Etnomatemática en la Educación Matemática”. Se presentarán las tendencias actuales que se han evaluado, discutido y aceptado en ese grupo especializado de estudio, todas ellas relacionadas con la Etnomatemática y sus aspectos innovadores, así como también la conexión de la Etnomatemática con la pedagogía y la Educación Matemática."
Maiores informações podem ser encontradas em http://elem.etnomatematica.org/index.php/elem1/elem1
Mais artigos...
- Palestra Alfabetização, Inclusão e Práticas Pedagógicas: Algumas Reflexões
- Curso de extensão “O Circuito do Trem em Ouro Preto/Mariana-MG: Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica”
- Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey participam de Congresso Internacional em Costa Rica
- Ação de Capacitação: Plataforma Moodle 2.8 - Docentes da Graduação Presencial