O Grupo de Pesquisa MULTDICS e os professores da área de Linguagem do Curso de Pedagogia do CEAD-UFOP, Hércules Corrêa e Gláucia Jorge, convidam para participar da palestra ALFABETIZAÇÃO, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ALGUMAS REFLEXÕES, a ser proferida pelo Prof. Doutor MARCO ANTÔNIO MELO FRANCO, do Departamento de Educação do ICHS-UFOP.

O objetivo da palestra é apresentar reflexões relacionadas à temática, que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, na Universidade Federal de Ouro Preto, bem como propor aos presentes e ao público on-line questões a serem pensadas.

O evento ocorrerá no dia 16 de Junho, quinta-feira, de 19 às 21h, no Auditório do CEAD-UFOP.

Não é necessário fazer inscrição prévia. Será emitida declaração de comparecimento a quem interessar (para o público presencial).

O curso de extensão “O Circuito do Trem em Ouro Preto/Mariana-MG: Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica” atende a 25 professores regentes dos Anos Iniciais da Educação Básica dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Diogo de Vasconcelos, Mariana, Ouro Preto e SER – Superintendência Regional de Ensino.

Os encontros ocorrem aos sábados, das 08h às 12h, no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Profa. Hebe Rôla”, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Os coordenadores do Projeto, Prof. Jacks Richard de Paulo, Profa. Maria Antonia T. de Oliveira Endo e Profa. Marta Bertin, estão vinculados ao Departamento de Educação (DEEDU/ICHS) e Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE/CEAD).

Durante o curso, estão sendo abordados pelos professores aspectos relacionados às noções cartográficas e as contribuições destas para a leitura de mundo em nossas relações cotidianas, visto que, muitas pessoas apresentam dificuldades em usufruir das riquezas de tais tipos de informações, principalmente, por desconhecerem tais conceitos que representam aspectos basilares para os ensinamentos de Geografia. Desta forma, o objetivo principal desta proposta visa proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para a alfabetização/letramento cartográfico, pois acreditamos que tais noções devem ser trabalhadas desde os anos iniciais da Educação Básica, com o intuito de promover junto aos alunos a possibilidade de identificar e interpretar signos que viabilizam o (re)conhecimento e a representação do espaço.



O CEAD e a CGP oferecem o Curso de Capacitação na Plataforma Moodle visando ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem da Graduação Presencial. De acordo com a Portaria MEC 4059, as instituições poderão introduzir disciplinas semi-presenciais através de atividades didáticas mediadas pelos recursos das tecnologias de comunicação. Poderão ser ofertadas integralmente ou parcialmente, desde que não ultrapassem 20% da carga horária total do curso.

O curso irá priorizar em um primeiro momento a comunidade interna de professores da UFOP, visando a capacitação no uso da plataforma Moodle. Para cada disciplina em que o professor atuar, será disponibilizada uma sala na plataforma para a montagem de conteúdo online.

SOBRE O CURSO

Modalidade: Educação à Distância

Público-alvo: Docentes efetivos que atuam no ensino presencial na UFOP

Nº de vagas: 50 servidores

Inscrições: 17/05 a 01/06/2016 >> Faça aqui sua inscrição

Critério de seleção: A ocupação das vagas será realizada a partir da ordem de inscrição.

Realização: 13/06 a 05/08/2016. Haverá um único encontro presencial, a ser realizado no dia 15/06/2016, às 14h, no auditório do CEAD. O restante do curso será online, via plataforma Moodle 2.8.

OBJETIVOS:

- Contribuir com o desenvolvimento de cursos online na UFOP, bem como para a disseminação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle na educação presencial.

- Auxiliar professores na utilização da sala virtual como instrumento de apoio às disciplinas presenciais.

ASSUNTOS ABORDADOS:

- Iniciação na Plataforma Moodle

Ambientação dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA

Criação de página web e a inserção de rótulo

Fundamentos de educação a distância e da educação online: conceitos, histórico

Acessibilidade na Web

Netiquetas

- Interação e Colaboração na Plataforma Moodle

Conhecendo grupos, fórum, chat e wiki

A educação na cibercultura: a aprendizagem em rede na perspectiva da construção colaborativa do conhecimento

- Docência online e os materiais digitais

Inserção do conteúdo na Plataforma Moodle

Acompanhamento do curso

Materiais digitais e suas funções: livro, glossário, diário

- Planejamento e Avaliação da aprendizagem na EaD

Proposição de Atividades na Plataforma Moodle: Tarefas e questionários

Avaliação da Aprendizagem em um curso pela Web

Ministrante: Maria Izabel Lage Martins Gomes - CEAD

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, do DEGEP-CEAD, estiveram presentes no X Festival Internacional de Matemática, em Limón, Costa Rica, no período de 09 a 11 de Junho de 2016.

Os professores participaram da mesa redonda intitulada El Festival como Punto de Encuentro y Fortalecimiento de la Etnomatemática en Costa Rica e também proferiram as palestras intituladas Discussing Mathematical Modeling in a Long Distance Course, An Ethnomathematical Perspective of Symmetrical Freedom Quilts as Cultural Artifacts e Ethnomathematics + Modeling: An Ethnomathematical Approach.

Nesse congresso, os professores também discutiram sobre os resultados de suas pesquisas em Educação Matemática que estão relacionadas com a Etnomatemática, a Modelagem Matemática, a Etnomatemática e o seu inter-relacionamento com a Educação a Distância.

Maiores informações sobre o congresso podem ser encontradas neste endereço online:

http://www.cientec.or.cr/programas/educadores/10-festival-internacional-de-matematica-limon-2016

 





Professores do CEAD e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP lançam o livro "A Formação de Professores de Geografia - Contribuições para Mudança de Concepção de Ensino".

O livro reúne textos de diferentes autores da área do ensino de Geografia e tem como propósito trazer contribuições para mudanças na concepção de ensino e aprendizagem do objeto de conhecimento nesta área. Ademais, enfatiza a formação inicial e continuada de professores dessa disciplina.

O DEETE - Departamento de Educação e Tecnologias, o DEEDU - Departamento de Educação e os autores Prof. Jacks Richard de Paulo, Profa. Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo e Profa. Marta Bertin, convidam para o lançamento:

DATA: 07 de junho de 2016

LOCAL: Auditório do CEAD

HORA: 18h às 19h30