Os professores do DEGEP/CEAD, Milton Rosa e Daniel Clark Orey, publicaram, juntamente com o Prof. Davidson Paulo Azevedo Oliveira, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus de Ouro Preto, o artigo intitulado Delineando e Conduzindo o Método Misto de Pesquisa em Investigações em Educação Matemática. Esse artigo foi publicado no volume 8, do Número Temático sobre Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática, da Revista Perspectivas da Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Nesse artigo, os autores estudam a utilização do Método Misto de Pesquisa, que é uma tendência crescente em investigações, pois oferece uma alternativa metodológica aos pesquisadores e investigadores no entendimento de problemas complexos da educação enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em matemática. A compreensão das combinações desse método possibilita a análise e a interpretação de dados coletados na condução de pesquisas e investigações em Educação Matemática, que buscam o desenvolvimento de práticas pedagógicas para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Esse desenvolvimento metodológico em Educação tem contribuído para o interesse na utilização do Método Misto de Pesquisa em Educação Matemática, pois a utilização de mais de uma abordagem de pesquisa em um mesmo estudo oferece o entendimento aprofundado dos problemas complexos educacionais enfrentados na área educacional. Nesse contexto, o principal objetivo desse artigo teórico é discutir sobre a implantação desse método de pesquisa na Educação Matemática.

 


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O Prof. Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira (DEGEP/UFOP), juntamente com o Prof. Rodrigo Patto Sá Mota (UFMG), participam como autores do livro "História e memória das ditaduras do século XX - VOL. 1", publicado pela Editora FGV e organizado por Samantha Viz Quadrat e Denise Rollemberg. Adriano participa como atuor do capítulo "Memória e esquecimento: o regime militar segundo pesquisas de opinião". 

Segundo a sinopse apresentada pela editora, "desde a segunda metade do século passado, os estudos sobre memória ganharam espaço significativo no meio acadêmico. Houve, contudo, uma tendência a confundi-la com a própria história, não raramente sobrepondo a memória à história." O livro "História e memória das ditaduras do século XX" reúne, em dois volumes, textos de historiadores que enfrentam o desafio de produzir conhecimento sobre realidades da Europa e da América Latina (o Brasil, inclusive), tomando a memória como objeto da história, colocando aquela a serviço desta.

Neste primeiro volume, os capítulos estão centrados nos seguintes eixos temáticos relativos a ditaduras do século XX: memória e história; historiografia; consenso; militares; intelectuais; instituições.

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A Professora Marger da Conceição Ventura Viana do DEGEP/CEAD-UFOP publicou o capítulo intitulado A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, no livro EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS, organizado por Niusarte Virginia Pinheiro, Silvia Swain Caôas, Lais Couy e Greyd Cardoso Mattos, pela Opção Editora.

Nesse capítulo, a professora Marger apresenta a avaliação da aprendizagem na sala de aula distinguindo-a da avaliação dos sistemas educacionais que possuem finalidades diferentes. Se a segunda avaliação é para medir a eficiência dos sistemas de ensino, a primeira enquanto integrante do processo de ensino aprendizagem incorpora funções importantes para a realização deste processo.

O texto contém uma introdução histórica ao tema numa crítica à avaliação enquanto instrumento de exclusão. Considera-a como um sistema de atividades integradas ao processo de ensino aprendizagem, compreendido no paradigma histórico cultural. A seguir, apresenta e discorre sobre quatro funções da avaliação: a de diagnóstico, a de controle, a projetiva e a educativa, finalizando com acepções à autoavaliação. Na segunda parte do texto há um breve relato dos resultados de pesquisas realizadas pela autora e seus orientandos sobre a avaliação da aprendizagem de matemática em escolas do Ensino Fundamental e Médio em cidades da região dos Inconfidentes no estado de Minas Gerais. O texto também tem o intuito de servir de aperitivo para o leitor atento e interessado em se aprofundar no tema.

Caros alunos, professores e tutores:

O único e-mail para a solicitação de fichas catalográficas junto ao SISBIN é: bibcead@sisbin.ufop.br

No dia 16 de dezembro foi aberto o lote de pagamento de bolsas para dezembro que deverão ser pagas em janeiro em 2016. Foi definida uma regra provisória de definição de lotes de bolsas por parte da DED/CAPES, após negociações com o Fórum de Coordenadores UAB, e para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016 vigorará a regra de transição que definiu os pagamentos efetivados no mês de outubro de 2015 como parâmetro para as bolsas.

No caso específico da UFOP essa regra de transição permitiu que todas as demandas de bolsas fossem atendidas.

Em março de 2016 deverá entrar em vigor a nova regra com novos parâmetros para a definição de cotas de bolsas.

Atenciosamente,

Coordenação UAB/UFOP