Prezado (a) Senhor (a),
Cumprimentando-o (a) cordialmente vimos, por meio deste, informar que devido a problemas no sistema, alguns estudantes que preencheram o Questionário do Estudante , visualizaram durante o período de 27 a 29 de outubro de 2014, dados equivocados sobre a data da realização do ENADE 2014.
A partir deste ocorrido, temos a informar que:
1) O problema foi corrigido em 29/10 e, desde então, vem operando normalmente.
2) Com o objetivo de desfazer o equívoco, todos os estudantes que acessaram o questionário no referido período receberam um e-mail informando do problema, com solicitação de reimpressão do Cartão de Informações do Estudante para correta visualização dos dados do exame.
Aproveitamos o momento para reiterar junto aos Coordenadores de Cursos e Procuradores Institucionais que orientem seu Corpo Discente quanto à data da prova: 23 de novembro de 2014, às 13:00hs (horário de Brasília).
Colocamo-nos à disposição para dirimir eventuais dúvidas pelo e-mail: enade@inep.gov.br
Atenciosamente,
Equipe ENADE
Está aberta, até 23 de novembro, a autoavaliação institucional da UFOP para todos os alunos de graduação e pós-graduação, docentes ativos efetivos e técnico-administrativos ativos efetivos.
Essa iniciativa faz parte das atividades da Comissão Própria de Avaliação da Universidade (CPA) e pretende utilizar a pesquisa como base para o planejamento de ações de melhoria constante na Instituição.
Para participar da avaliação (que é anônima), basta acessar a área restrita do portal Minha UFOP (área "SERVIÇO", item "Avaliação Institucional") ou acesse diretamente o endereço: http://www.ufop.br/avaliacao/
A lei que torna a CPA necessária nas instituições foi estabelecida em 14 abril de 2004 e deve conduzir os processos de avaliação internos da Universidade, além de sistematizar e prestar informações.
Sua participação é fundamental!
Cordialmente,
Comissão Própria de Avaliação da UFOP
Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo intitulado Interlocuções Polissêmicas entre a Etnomatemática e os Distintos Campos de Conhecimento Etno-x na revista Educação em Revista da UFMG de Qualis A1.
Esse artigo investiga o interrelacionamento de saberes locais com as diversas áreas de conhecimento, que é muito importante para que possamos obter informações mais precisas sobre um determinado campo de estudo. Assim, para que tenhamos condições de abordar com clareza essas interrelações, necessitamos compreender os conceitos específicos encontrados em grandes áreas do conhecimento acadêmico como a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas por campos de pesquisas mais recentes denominados Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática.
Neste artigo teórico, julgamos necessário discutir o surgimento de algumas terminologias importantes com relação a determinadas áreas de pesquisa denominadas etno-x, pautando-nos em um amplo e profundo estudo bibliográfico que tem, como temática central, a tentativa de compreender a polissemia de significados para o termo etno para ressaltarmos o nosso objetivo principal que é avançarmos nos estudos e compreensões da etnomatemática como um programa de pesquisa e a sua relação polissêmica com outros campos do conhecimento.
Faça o download do artigo | ![]() |
O Questionário do Estudante 2014 deverá ser respondido pelo aluno concluinte, no período de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014, no Sistema Enade: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/
Mais artigos...
- Importante: Colação de Grau Unificada do CEAD em novo auditório
- Comunicado importante aos candidatos a tutoria a distância do curso de Licenciatura em Matemática - EDITAL 29/2014
- 29/09 - Início do período letivo dos cursos de graduação do CEAD
- Mensagem aos Professores, Tutores, Coordenadores de Polo e Alunos das Licenciaturas do CEAD