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1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS:
DISCUTINDO DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCANDO NOVAS POSSIBILIDADES PARA A EaD
Data: Dias 20, 21 e 22 de outubro de 2014
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Parque Metalúrgico Augusto Barbosa
Período de inscrição: 28/06/2014 a 20/10/2014
Objetivo geral:
O seminário pretende debater as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, contemplando os meios, as formações docente e discente e os processos relacionados à educação a distância em suas especificidades. A intenção é tecer uma rede de trocas com pesquisadores convidados, professores da UFOP, tutores, estudantes de licenciaturas e profissionais da educação das redes públicas estadual e municipal. Visa, também, à promoção de conhecimentos acadêmicos, com o propósito de agregar diferentes visões com o compartilhamento de experiências/concepções/pensamentos que são necessários para melhoria da qualidade da educação a distância.
Ajuda de custo:
Os tutores presenciais e coordenadores dos polos UAB receberão três diárias para a participação no evento. Para organizarmos a vinda dos interessados, solicitamos que façam o preenchimento do formulário de inscrição discriminado no final deste texto até o dia 20/08/2014.
Confira a programação:
20/10/2014
1º dia – MANHÃ
9h - MESA DE ABERTURA
- Prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza
(Magnífico Reitor da UFOP)
- Prof. Dr. Jaime Antônio Sardi
(Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP)
- Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
(Chefe do Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE-UFOP)
APRESENTAÇÃO CULTURAL
- Letícia Sousa Leite
(Estudante do Curso de Pedagogia - Polo UAB de Araguari)
9h40 - MESA 1
Novos formatos da educação a distância e da docência para a modalidade
- Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCar)
- Mediação: Profa. Dra. Gláucia Jorge (UFOP)
20/10/2014
1º dia – TARDE
14h - 1ª SESSÃO
As contribuições das linguagens verbal e não verbal para a formação de professores das séries iniciais
- Profa. Dra. Carla Viana Coscarelli (FALE-UFMG)
- Profa. Dra. Maria das Graças Rodrigues Paulino (FALE e FaE-UFMG)
- Mediação: Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)
16h - INTERVALO: CAFÉ COM POESIA
16h30 - 2ª SESSÃO
As Diretrizes Curriculares para o Curso de Licenciatura em Pedagogia
- Profa. Dra. Fabiani Marini (UFSCar)
- Mediação: Profa. Dra.Marilene Andrade (UFOP)
20/10/2014
1º dia – NOITE
19h - Coquetel de abertura com lançamento de livros e sessões de autógrafos
21/10/2014
2º dia – MANHÃ
9h - MESA 2
Educação, tecnologias e currículo
- Prof. Dr. Jean Mark (Diretor do Ensino a Distância do MEC)
- Prof. Dr. José Moran (USP)
- Profa. Dra. Susana Ester Kruger Dissenha (PUC-SP)
- Profa. Dra. Maria Beatriz Luce (Secretária Nacional da Educação Básica do MEC)
- Prof. Dr. Rodrigo Fernando Bianchi (UFOP)
- Mediação: Profa. Dra. Marilene Andrade Borges (UFOP)
21/10/2014
2º dia – TARDE
14h - 1º SESSÃO
Contribuição das Ciências Sociais para as Licenciaturas
- Prof. Dr. Eucídio Pimenta Arruda (UFMG)
- Prof. Dr. Marcus Vinícius Fonseca (UFOP)
- Mediação: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca (UFOP)
16h - INTERVALO: CAFÉ COM MÚSICA
16h30 - 2ª SESSÃO
A produção de material didático para a EaD
- Prof. Dr. Júlio César Araújo (UFCE)
- Prof. Dr. Messias Holanda Died (UFCE)
- Mediação: Prof. Me. Jorge Luiz Costa (UFOP)
21/10/2014
2º dia – NOITE
21h - Jantar por adesão
22/10/2014
3º dia – MANHÃ
9h - MESA 3
As Diretrizes Curriculares para o Curso de Licenciatura em Geografia
- Prof. Dr. Vanilton Camilo de Souza (UFG)
- Mediação: Profa. Ma. Maria Antônia Endo (UFOP)
10h30 - INTERVALO: CAFÉ COM EXPOSIÇÃO DE PORTFOLIOS DE APRENDIZAGENS
11h - MESA 4
A avaliação das aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento
- Profa. Dra. Suzana Santos Gomes (UFMG)
- Profa. Dra. Márcia Ambrósio (UFOP)
- Mediação: Profa. Ma. Sandra Medina (UFMG)
22/10/2014
3º dia – TARDE
14h30 - 1º SESSÃO
O ensino, a pesquisa e a extensão na EaD – desafios e perspectivas
- Prof. Dr. Marcílio Sousa da Rocha Freitas
(Pró-Reitor de Graduação da UFOP)
- Prof. Dr. Luciano Campos da Silva
(Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UFOP)
- Prof. Dr. Valdei Lopes de Araujo
(Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP)
- Prof. Dr. Rogério dos Santos Oliveira
(Pró-Reitor de Extensão da UFOP)
- Mediação: Profa. Dra. Adriana Tonini (UFOP)
16h30 - INTERVALO: CAFÉ COM DANÇA
17h - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
- Direção do CEAD
- Chefe do DEETE
- Comissão Organizadora
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Dra. Márcia Ambrósio (Presidenta do NDE e Chefe do DEETE)
Profa. Dra. Marilene A. F. Borges (Coord. do Curso de Pedagogia e Membro do NDE)
Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa (Membro do NDE)
Profa.Dra. Marger da Conceição Vieira Viana(Membro do NDE)
Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca (Membro do NDE)
Profa. Me. Maria Antônia Endo (UFOP)
Realização: Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE/CEAD-UFOP
INSCRIÇÕES:
Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o capítulo intitulado Brazil: The Streets of Ouro Preto no livro intitulado Math is a Verb: Activities and Lessons from Cultures Around the World do National Council of Teachers of Mathematics – NCTM dos Estados Unidos, publicado em 01/09/2014.
Esse livro é um guia para os professores que pretendem melhorar o processo de ensino e aprendizagem em matemática por meio da integração de exemplos e atividades de culturas ao redor do mundo. Nesse sentido, um dos objetivos desse livro é oferecer para os professores exemplos de atividades culturalmente situadas visando mostrar que os aspectos culturais e linguísticos podem influenciar no desenvolvimento do conhecimento matemático.
No capítulo escrito pelos professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, os autores oferecem exemplos de atividades matemáticas que enfatizam a interdisciplinaridade e a sua conexão com os aspectos etnomatemáticos do conhecimento. Dessa maneira, os alunos podem investigar as ideias, procedimentos e práticas matemáticas que podem ser encontradas em uma trilha de matemática conduzida pelas ruas de Ouro Preto, que tem por objetivo integrar a arquitetura, a história, a música e as atividades cotidianas realizadas pelo povo ouropretano.
Confira! | ![]() |
O professor Dr. Milton Rosa obteve o certificado de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Prof. Milton desenvolveu o projeto intitulado "Explorando sistemas de conhecimento matemático local por meio da etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dilética" sob supervisão da Profa. Dra. Maria do Carmo dos Santos Domite.
Esse projeto foi desenvolvido no período de 01/10/2013 a 31/03/2014, sendo que houve a sua apresentação na FEUSP no dia 13 de Maio de 2014.
Por meio desse projeto foi abordado o estudo da aplicação dos métodos da modelagem que frequentemente examinam como os membros de grupos culturais distintos desenvolvem e desenvolveram o conhecimento matemático local. Contudo, o que é menos evidente é a percepção de que o pensamento matemático pode ser parte da maneira como os pesquisadores e investigadores raciocinam e encontram sentido para o quadro cultural subjacente no qual as ideias, noções, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros desses grupos são incorporadas nas atividades realizadas no cotidiano. Nessa pesquisa, são apresentadas argumentações que conectam o conhecimento matemático com a cultura, que são apropriadas e necessárias para o entendimento do desenvolvimento do conhecimento matemático local visando providenciar uma compreensão holística das práticas matemáticas desenvolvidas localmente.
Então, a cultura pode ser considerada como uma lente que formata a realidade e que frequentemente elabora um diagrama para especificar um plano de ação que é único para um grupo específico de pessoas, que crescem, aprendem e atuam diariamente em ambientes distintos como o econômico, o social, o cultural, o político e o natural. Assim, o principal objetivo dessa pesquisa científica e discutir o papel de uma base teórica da etnomatemática e da modelagem para o desenvolvimento da etnomodelagem, que pode ser definida como um programa de pesquisa que estuda os fenômenos matemáticos desenvolvidos pelos membros de um determinado grupo cultural, pois é um construto social que é culturalmente enraizado. Nesse contexto, esse estudo teórico apresenta pesquisas relacionadas com a utilização de ambos os conhecimentos êmico e ético por meio da aplicação da abordagem dialógica encontrada na pesquisa em etnomodelagem. Um dos principais objetivos do processo da etnomodelagem é determinar como as práticas matemáticas são localmente desenvolvidas (abordagem êmica) e como são utilizadas no cotidiano dos membros de grupos culturais distintos, que estão contextualizados em um ambiente definido de acordo com a sua história, linguagem e cultura.
Assim, o conhecimento êmico é essencial para o entendimento intuitivo e empático das ideias matemáticas dos membros de uma determinada cultura, sendo essencial para a condução das pesquisas de campo. É importante ressaltar que esse tipo de conhecimento também é uma fonte de inspiração para a formulação de hipóteses éticas. Por outro lado, o conhecimento ético pode ser uma considerado como uma ferramenta essencial para realizar comparações entre grupos culturais distintos. Contudo, esses conhecimentos providenciam os componentes essenciais para a condução do trabalho de campo, por meio do qual esse tipo de comparação demanda, necessariamente, a utilização de unidades e categorias padronizadas.
Porém, para que o trabalho investigativo seja conduzido adequadamente, é necessário que os pesquisadores e investigadores entendam e compreendam os outros por meio de uma relação cíclica de estranhamentos que podem ocorrer durante a realização de encontros dialógicos.
Nesse jogo de estranhamento ocorrem constantes transformações nas leituras de mundo que estão relacionadas com o fato de se estar lá no campo ou de se estar aqui na academia. O entendimento desse movimento indissociável de ir e vir entre o estar lá no campo e o estar aqui na academia facilita o estabelecimento de relações simétricas na interação dialógica que permeia o encontro entre os insiders (estabelecidos) e os outsiders. Na condução do trabalho de campo, é necessário que os pesquisadores e investigadores reconheçam o movimento de ir e vir, de aproximação e de distanciamento, que necessitam ser igualmente realizados.
Dessa maneira, o entendimento e a compreensão do conhecimento êmico dos outros, em seus próprios termos, pelos pesquisadores e investigadores que estão lá no campo é uma etapa importante das pesquisas e investigações em etnomodelagem. Dessa maneira, quando esses profissionais estão lá no campo encontram-se refletindo sobre os fenômenos observados como se estivessem aqui em seu ambiente de trabalho na academia tentando captar os significados do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de um determinado grupo cultural. Nesse contexto, é de fundamental importância a compreensão da posicionalidade dos pesquisadores e investigadores e de seus informantes, valorizando a bagagem sociocultural, teórica e as concepções de mundo de cada um desses indivíduos. Então, o entendimento da posicionalidade é uma condição necessária para que a relação e a interação dialógica se manifeste no trabalho de campo realizado nas pesquisas e investigações em etnomodelagem.
Do ponto de vista da etnomodelagem, as abordagens êmica e ética podem ser consideradas como dois lados de uma mesma moeda. Neste sentido, é necessário que os pesquisadores e investigadores desenvolvam pesquisas em etnomodelagem com a utilização de ambas as abordagens para que possam obter uma compreensão mais completa do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros desses grupos por meio de uma interação dialógica.
Finalizando, um dos principais objetivos da condução de pesquisas e investigações em etnomodelagem é a aquisição dos conhecimentos êmico e ético.
O conhecimento êmico é essencial para a compreensão intuitiva e empática das ideias matemáticas desenvolvidas pelos membros de um determinado grupo cultural, sendo essencial para a realização de um trabalho de campo eficaz, pois é uma fonte de inspiração para a formulação de hipóteses éticas. Por outro lado, o conhecimento ético é essencial para a comparação intercultural por meio dos componentes da etnologia que exige unidades padrão e categorias comparativas. Do ponto de vista dialógico, a condução de pesquisas e investigações fundamentadas metodologicamente pelas abordagens êmica e ética possibilita a obtenção de um entendimento completo e uma compreensão ampla sobre os conhecimentos matemáticos desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos.
Confira! | ![]() |
Prof. Milton Rosa participou do Encontro de Etnomatemática do Rio de Janerio - ETNOMAT, em Niterói, no período de 25 a 26 de setembro de 2014.
O evento foi destinado para a comunidade de pesquisadores e professores interessados no campo de pesquisa da Etnomatemática com a proposição de um exercício de reflexão sobre a trajetória percorrida sobre as pesquisas e investigações nessa área de estudo para sinalizar novas perspectivas para esse campo de pesquisa.
Nos dois dias de trabalho desse evento, houve a promoção de um amplo debate sobre as pesquisas e investigações no âmbito da Etnomatemática, que teve como referências principais os estudos realizados pelos pesquisadores nos últimos anos, bem como o estabelecimento de novas propostas para as demandas do ensino para os diferentes grupos culturais, focalizando também as conseqüentes necessidades de formação dos professores.
Milton Rosa também representou o Prof. Daniel Clark Orey na apresentação da comunicação Aproximações da Etnomatemática com o Programa de Pesquisa de Lakatos e a comunicação Goiaba com Queijo: Reflexões sobre a Relação entre a Etnomatemática e a Modelagem.
O ETNOMAT2-MG acontecerá no mês de Outubro de 2015 no estado de Minas Gerais com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
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