10-05-2021 14Live Convite Juam-Carlos-Timoteo 

Convidado: Me. Dr. Juam Carlos Thimótheo
( Doutorando na UNICAMP)

Data: 10/05/2021, 19h.
Transmissão: https://youtu.be/MeaSALyraIo

Tópicos do debate:

1. O motivo de se pensar o TCC como produto audiovisual
2. Sinopse, argumentos, proposta
3. Abordagem e linguagem
4. Estrutura e cronograma de produção
5. Projeto político de educação democrática no meio digital
6. Desafios e alternativas

Webinário de Pesquisa em Educação - DEETE/UFOP

Inscrição:

1ºpasso: https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php
2º passo: https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=60

Convidada: Ana Ivenicki, PhD

Profa. Emérita, Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Pesquisadora 1A do CNPq

Data: 29/04, às 19h (Hoje)

Link da transmissão:https://youtu.be/nZAP9TnOOoc

Mediação: Profa. Dra. Márcia Ambrósio (DEETE/UFOP) e Prof. Me.Matheus de Oliveira Guimarães (UEMG)


Nesta 4ª Webconferência, a professora Dra. Ana Ivenicki trará importantes reflexões acerca da pesquisa qualitativa na educação - um olhar multicultural, com os seguintes objetivos:

1. Analisar a pesquisa qualitativa em educação em uma perspectiva multicultural, desafiando preconceitos contra pesquisa quantitativa ou qualitativa.

2. Debater sobre os paradigmas de pesquisa, de uma visão positivista à pluralidade atual paradigmática, ilustrando experiência em pesquisa em uma visão multicultural.

3. Discutir sobre a pesquisa em tempos de pandemia.

A Professora Ana Ivenicki é Profa. Titular do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisadora 1A do CNPq. Editora Associada da Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação da Fundação Cesgranrio. Coordenadora do Grupo de Estudos Multiculturais (GEM)/UFRJ

Inscrição nas salas virtuais:

1º passo: Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.

2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), e se inscrever no Webinário de Pesquisa em Educação, você deve clicar no link https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=60, fazer seu login e confirmar sua autoinscrição.

Professor Antonio Marcelo Jackson, do Departamento de Educação e Tecnologias, concede entrevista so site Sputnik, tratando de um possível programa social do Governo Federal com vistas às eleições de 2022.

Confira a entrevista na íntegra acessando o link abaixo.

https://br.sputniknews.com/brasil/2021051117502823-programa-social-robusto-para-especialista-bolsonaro-faz-promessas-de-olho-em-2022-/

 12-05-2021 2LiveWebprosabrincante

 

Data: 13/05/21

Transmissão: https://youtu.be/Xx1fizdXVj0

Conversa com os autores: Márcia Ambrósio (UFOP) e Eduardo M. Ferreira(UFOP)

Tema:

A produção e planejamento dos jogos:

▪ O que devemos pensar no momento de construir um jogo?
▪ Quais são os nossos objetivos?
▪ Como devemos criar uma estratégia de produção?
▪ Quando e como jogar com as humanidades?
▪ Como registrar as práticas dos jogos?

O uso dos jogos como recurso didático, como expressão das vivências, como vias significativas de produção de saber.

Indicação de leitura: Capítulo 3, Volume 1 - Link: Disponível no E-portfólio do Corpo Brincante – www.e-corpobrincante.ufop.br

 

2º momento: Gamificação – potencializando saberes

Convidado: Prof. Rafael Rix Geronimo ( Doutorando na Puc-SP)

    • O que são atividades gamificadas?
    • Como utilizar a gamificação na educação?
    • Como é a metodologia da gamificação?
    • Exemplo de gamificação: Uma aventura no antigo egito (Livro do Prof. Rafael Rix Geronimo – Appris Editora)

Atividade do Curso de extensão “O Corpo Brincante e o uso dos jogos de tabuleiro e do e-Portfólio no Processo Avaliativo”

Coordenação: Dra. Márcia Ambrósio (DEETE/UFOP)

29-04-2021 6webprosa aprendente JorgeeAndre Convite

 

Convidados:
          Dr. Jorge Luis Costa (UFOP)
          Me. André Felipe Pinto Duarte (UFOP)

Mediação: Dra. Márcia Ambrósio (UFOP)

Data: 30/4/21, 6ª feira, às 19h

Transmissão: https://youtu.be/ErNLwonl0-k

1º momento: Recursos de aprendizagens na plataforma Moodle

· Princípios da Educação online
· Ressignificando "aula"
· Ambiente Virtual de Aprendizagem e os recursos de aprendizagem

2º momento: Práticas exitosas do uso de rádio, podcast e cinema nos cursos de licenciaturas

· Pensar as práticas educativas mediadas por tecnologias.
· Educação como atividade comunicativa.
· Uso e produção de recursos midiáticos na Educação.

Inscrição nas WebProsas aprendentes:

https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=62