É com grande pesar que comunicamos o falecimento do pai do professor Haroldo Luiz Bertoldo, o Sr. Hélcias Bertoldo.
A Direção, os professores e funcionários do CEAD enviam os seus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos do professor Haroldo, desejando-lhes conforto e paz.
Neste Webcurso e Webprosas aprendentes discutiremos a avaliação, a mediação pedagógica e as suas interfaces didáticas desenvolvidas no ensino presencial, híbrido ou a distância. Evidenciaremos ações investigativas e criativas, por meio de novas metodologias, procedimentos e registros didáticos interdisciplinares que podem ser sistematizados em portfólios/webfólios de aprendizagem.
Webcurso e Webprosas aprendentes
As Webprosas aprendentes temáticas e as salas virtuais estão abertas para todos(as) estudantes da UFOP, outras IES, docentes da Educação Básica e demais profissionais da educação interessados nos temas. As atividades do evento estarão disponibilizadas por meio de duas salas virtuais, na plataforma da UFOP ABERTA, a partir da seguinte organização:
Sala 1: Webcurso: Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar – 45 h
Esta sala será mediada por uma equipe polidocente articulada à autogestão dos(as) cursista(s). Para tanto, os(as) participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webprosas aprendentes de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, realizar atividades de aprendizagem, fóruns virtuais, videoaulas etc..
Para participar do curso poderão se inscrever todos(as) as pessoas interessados(as) até o limite de 100 vagas, em cada oferta.
Sala 2: Webprosas aprendentes – 2h
Esta sala virtual será preparada para autogestão dos(as) cursista(s). Para tanto, os(as) participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webprosas aprendentes de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, videoaulas e baixar os certificados.
As Webprosas aprendentes serão disponibilizadas, gradativamente, nas salas virtuais da plataforma UFOP ABERTA. Portanto, para participar, é necessário que os(as) interessados(as) se inscrevam nesta plataforma, usando uma conta de acesso (login), conforme orientação a seguir.
Carga Horária: Será definida de acordo com as atividades propostas para cada Webprosa, que, em geral, será de 2 horas.
Período de Inscrição e Webprosas aprendentes:
As inscrições iniciam em 05 de abril/2021, e podem ser feitas a qualquer momento, por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização das Webprosas, em 30 novembro/2021.
Turmas:
1ª turma: 9/4 a 15/05 a 30/6 (inscrições abertas)
2ª turma: 9/8 a 24/9 a 19/11
Inscrição no Webcuso e nas Webprosas aprendentes (UFOP ABERTA)
Para participar das atividades propostas – Webcurso e Webprosas aprendentes -, você deve criar sua conta na UFOP ABERTA, seguindo as orientações apresentadas nos passos indicados a seguir:
1º passo: Entre no site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.
Atenção! Você receberá a confirmação da criação de sua conta pelo e-mail que usou para fazer o cadastro. Caso não receba a confirmação do procedimento após 24 horas, verifique a caixa de spam e, se não houver a confirmação, entre em contato com ufopaberta@ufop.edu.br, informando seus dados.
2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), você poderá se inscrever no Webcurso e/ou nas Webprosas aprendentes. Para tanto, deverá clicar nos respectivos links, abaixo listados:
1. Webcurso - https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=58
2. Webprosas aprendentes - https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=62
3º passo: Faça seu login e confirme sua autoinscrição.
Certificação: A declaração de participação no Webcurso (45 horas) e Webprosas aprendentes (2 horas, cada uma), será emitida pelo(a) próprio(a) participante, após a finalização das ações, de acordo com a orientação disponível na sala virtual de cada webevento.
Temas: Os temas serão variados, de acordo com a proposta de cada sessão. Você deve, pois, acompanhar a programação.
Folder - Curso de Extensão: Portfólio/webfólio de aprendizagem | ![]() |
O Departamento de Educação e Tecnologias, do CEAD/UFOP, por meio de seus cursos - Práticas Pedagógicas (especialização), de Licenciatura em Pedagogia(EAD) e Geografia(EAD), abriu inscrição para o “Webinário de Pesquisa em Educação”, com o intuito de debater as seguintes temáticas ligadas à pesquisa em educação: 1. Abordagem qualitativa na pesquisa em educação; 2. Pensamentos, inquietações e quietude na pesquisa; 3. Conhecimento científico, pesquisa participativa, pesquisa-ação, formação e identidade docente; 5. Instrumentos de pesquisa qualitativa; 6; Das narrativas do ensino e das aprendizagens, às narrativas produtoras de conhecimento; 7. Os trabalhos acadêmico-científicos finais como uma produção audiovisual; 8. Escre(vidas) docentes: análises de diferentes textos dissertativos – especialização, mestrado e doutorado.
Webinários temáticos e as salas virtuais
As Webconferências temáticas e as salas virtuais estão abertas para todos(as) estudantes e docentes interessados(as) nos temas. As atividades do evento estarão disponibilizadas por meio de duas salas virtuais, na plataforma da UFOP ABERTA, com os seguintes focos:
● Sala 1: Webinários de Pesquisa em Educação: Foco 1: Tendências da Pesquisa em Educação e linhas de pesquisa;
● Sala 2. Webinários de Letramento Acadêmico: Foco 2: Letramento Acadêmico.(para consulta).
As salas foram preparadas para autogestão dos(as) cursista(s). Para tanto, os(as) participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webconferências de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, realizar atividades de aprendizagem, fóruns virtuais, videoaulas.
Durante o “Webinário de Pesquisa em Educação”, 15 webconferências serão disponibilizadas, gradativamente, nas salas virtuais da plataforma UFOP ABERTA. Portanto, para participar, é necessário que os(as) interessados(as) se inscrevam nesta plataforma, usando uma conta de acesso (login), conforme orientação a seguir.
Inscrição nas salas virtuais
Para participar do webevento, você deve criar sua conta na UFOP ABERTA, seguindo as orientações apresentadas nos passos indicados a seguir:
1º passo: Entre no site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.
Atenção! Você receberá a confirmação da criação de sua conta pelo e-mail que usou para fazer o cadastro. Caso não receba a confirmação do procedimento após 24 horas, verifique a caixa de spam e, se não houver a confirmação, entre em contato com ufopaberta@ufop.edu.br, informando seus dados.
2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), e se inscrever no Webinário de Pesquisa em Educação, você deve clicar no link https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=60, fazer seu login e confirmar sua autoinscrição.
Certificação: A declaração de participação será emitida de acordo com a carga horária de cada Webconferência, pelo(a) próprio(a) participante, após a finalização da atividade, de acordo com a orientação disponível na sala virtual do webevento.
Carga Horária: Será definida de acordo com as atividades propostas para cada Webconferência, que, em geral, será de 2 horas.
Período de Inscrição: As inscrições iniciam em 10 de março/2021, e podem ser feitas a qualquer momento, por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização do evento, em 30 de junho/2021.
Transmissão: Canal do You Tube da Professora Márcia Ambrósio.
Horário: Geralmente, a transmissão das Webconferências acontecerá às 19 horas.
Programe-se para acompanhar as Webconferências
Nossas Webconferências iniciaram no dia 10 de março e continuarão a partir do dia 22 de março até 30 de junho de 2021.
Para que você possa se organizar, não perdendo nenhuma atividade do Webevento, segue, abaixo, a programação detalhada. Uma vez que estiver cadastrado(a) na UFOP ABERTA, será enviado um lembrete, por email, um dia antes do início de cada Webconferência.
Para ser avisado(a) pelo YouTube, defina o lembrete clicando no link (apertando aqui) https://www.youtube.com/playlist?list=PLg1jB-y3yIBlJFXsvxypRu3qtbcHc7II4 e depois, em "definir lembrete" em cada videoconferência.
Participem e compartilhem!
Programação do Webinário de Pesquisa e Educação | ![]() |
3ª Live: Como produzir textos acadêmicos e científicos
Bate-papo: Dra. Ada Magaly Matias Brasileiro (UFOP) e Dr. Hércules Tolêdo Corrêa
Data: 25/03, às 19 horas
Bate-papo: Dra. Ada Magaly Matias Brasileiro (UFOP) e Dr. Hércules Tolêdo Corrêa
Transmissão: https://youtu.be/n9mAPSPIGA4
Inscrição e certificado: https://moodle.aberta.ufop.br/
No dia 25 de abril, às 19 horas, o Prof. Hércules Corrêa conversa com a Profa. Ada Magaly Matias Brasileiro sobre a produção de textos acadêmicos e científicos na universidade. A Profa. Ada Brasileiro, docente do Departamento de Letras da UFOP, acaba de lançar o livro Como produzir textos acadêmicos e científicos, pela editora Contexto (2021), e vai conversar sobre esse livro e sobre o trabalho que desenvolve sobre o assunto. Não percam esta oportunidade de interagir com os professores e de aprender um pouco mais sobre o letramento acadêmico, tão importante para a formação de professores e pesquisadores.
Participem e compartilhem!