V Encontro de Reflexões Pedagógicas (UPM/SP) com a participação da Professora Dra. Márcia Ambrósio (DEETE)

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) está realizando o V Encontro de Reflexões Pedagógicas(ERP) e estão estudando o livro "O USO DO PORTFÓLIO NO ENSINO SUPERIOR", de Ed. Vozes (2013). No dia 10 de novembro a Professora Dra. Márcia Ambrósio, autora e Professora Associada no Departamento de Educação e Tecnológicas (DEETE/UFOP) estará participando do ERP e conversando com os(as) professores(as) da UPM sobre o conteúdo da obra.
É muito bom saber que a obra está reverberando, promovendo reflexões no intuito de estimular novas experiências de ensinar, aprender e avaliar no ensino superior.

Sobre a obra:
Este livro apresenta o portfólio como uma alternativa de avaliação do processo de aprendizagem no ensino superior acentuando a significação de práticas pedagógicas acadêmicas capazes de produzir oportunidades formativas a partir de aspectos como:
O registro docente da construção da aula;
A elaboração irreverente de projetos de trabalho discentes;
O uso da fotografia como registro da prática pedagógica;
O uso de portfólios e da autoavaliação a serviço das aprendizagens;
A apropriação de múltiplas linguagens;
O permanente diálogo entre professor e estudantes;
Uma relação pedagógica que promova o processo cíclico do aprender, ensinar e avaliar.
AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis: Vozes, 2013

10 11 202 ERP-URM-Professora-Marcia