Novo Curso Presencial na UFOP: Administração Pública

03-02-2023 Moodle CursodeAdministracaoPublica-Slideshow

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está lançando seu novo curso de graduação presencial em Administração Pública, o qual visa a formação de profissionais para atuar nos diversos níveis e setores de gestão do Estado, bem como em organizações de interesse social e em empresas com relações com os governos, tal como, por exemplo, as concessionárias e cessionárias de serviços públicos. O curso se apresenta como oportunidade para melhorar a formação de servidores públicos nos diferentes poderes (executivo, legislativo e judiciário) e níveis de governo (municipal, estadual/distrital, federal), assim como para colaborar com a formação daqueles que desejam atuar profissionalmente na área pública e em organizações sociais, entre outros interesses de atuação na grande área que atualmente se entende como Campo de Públicas.

O bacharelado em Administração Pública passa a ser oferecido na UFOP na modalidade presencial a partir do 1º semestre letivo de 2023, com o objetivo de suprir a demanda por capacitação de agentes e servidores públicos em nível superior no município e região. A UFOP já oferta outro curso de Administração Pública, na modalidade a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e diversos municípios. Já o novo curso será ofertado presencialmente no campus Morro do Cruzeiro, com oferta anual regular, aproveitando a expertise dos professores do Departamento de Gestão Pública (DEGEP)/CEAD e contextualizando a formação para as demandas regionais e as necessidades atuais do Estado e da sociedade.

O curso é voltado para distintos públicos, como, por exemplo: a) para egressos do ensino médio, oriundos especialmente do município de Ouro Preto e de municípios vizinhos, independentemente de já possuírem formação ou atuação profissional; b) para servidores públicos já atuantes em organizações dos diferentes poderes e níveis de governo, autarquias, empresas públicas, entre outras; e, c) para aqueles(as) interessados(as) na carreira pública e em atividades no Campo de Públicas, tal como a gestão de políticas públicas e a gestão social, por exemplo. Com entradas regulares, currículo atualizado e oportunidades de engajamento com os órgãos locais e com a própria Universidade, o curso de Administração Pública presencial representa, portanto, uma oportunidade para quem se interessa por uma carreira no setor e pela vivência acadêmica proporcionada pela cidade de Ouro Preto e pelo campus Morro do Cruzeiro.

Em relação à formação dos profissionais, o curso presencial visa ampliar a oferta e realização de atividades práticas na área de atuação, bem como em atividades de extensão universitária e pesquisa, possibilitando maior conhecimento prático e o desenvolvimento de pesquisas no campo de públicas, tanto com foco no Estado e governos quanto na sociedade. Outra característica importante a ser ressaltada é que o curso tem 40% de sua carga de disciplinas ofertada a distância, permitindo maior comodidade para estudantes da região e para estudantes trabalhadores(as) cursarem os créditos obrigatórios e eletivos exigidos.

O curso conta com uma série de disciplinas obrigatórias que permitirão aos(às) estudantes conhecerem sobre questões básicas de formação social, de administração, de economia e de política, além de questões específicas sobre a estrutura e funcionamento do Estado e governos, tais como disciplinas voltadas para Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública, Licitações e Contratações, Gestão Social e Políticas Públicas, Gestão de Serviços Públicos, de Pessoas e Ambiental, Governança Digital, etc. Além disso, a oferta de disciplinas eletivas possibilita maior flexibilidade para que os(as) estudantes moldem em partes sua formação, permitindo a escolha das áreas que mais lhes interessa, como, por exemplo, a gestão municipal, o planejamento governamental, o marketing no setor público, a política brasileira, etc.

O curso iniciará a partir do primeiro semestre letivo de 2023 e pode ser escolhido pelos candidatos que realizaram o Enem de 2022 e que se inscrevam para a seleção do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) de 2023, que terá as inscrições realizadas de 16 a 24 de fevereiro de 2023. Para maiores informações sobre a seleção, consulte a página do Sistema de Seleção Unificada: https://acessounico.mec.gov.br/

Todas as informações do processo seletivo SiSU/UFOP estão disponíveis na página do Vestibular/UFOP: https://vestibular.ufop.br/

Para conhecer mais sobre o curso de Administração Pública na modalidade presencial, o projeto pedagógico e a matriz curricular, consulte o site do curso: http://www.cead.ufop.br/index.php/cursos-de-graduacao/administracao-publica-presencial

E consulte também a página do curso na página Escolha UFOP: http://escolha.ufop.br/cursos/administracao-publica