Abertas as inscrições para a Formação Continuada de Professores - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Básica

Estão abertas as inscrições para a Formação Continuada de Professores - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Básica, parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto e a UFOP.

Os cursos serão ofertados como Ações Institucionais vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), sob coordenação da Profª. Drª. Biancca Nardelli Schenatz, do Departamento de Gestão Pública (DEGEP) e da Profª. Drª. Inajara de Salles Viana Neves, do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE).

Neste ano de 2023, serão ofertados os seguintes cursos, na modalidade a distância:

• Módulo I - Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao Currículo da Educação Básica (30h/a)
    • Ementa: A inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. Novas formas de organização do trabalho pedagógico com as TDIC. A utilização de diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem da educação básica. Contribuições das TDIC face à prática pedagógica na educação básica.
    • Conteúdos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle) a partir de Maio/2023.
  • Módulo II - Metodologias Educacionais Inovadoras com o uso das TDIC na Educação Básica (30h/a)
    • Ementa: Educação, tecnologias e inovação na era digital. A formação profissional docente para o uso de tecnologias. Metodologias e inovações pedagógicas ancoradas em tecnologias. Os princípios das metodologias ativas de ensino. Abordagem teórica e metodologias de aprendizagem centradas no estudante. Elaboração de projetos pedagógicos-tecnológicos para a educação básica.
    • Conteúdos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle) a partir de Setembro/2023.

Obs: Para cursar o Módulo II o participante deverá ter obtido certificação no Módulo I, ou ter obtido certificação de 30h/a no Curso "Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ao Currículo das Escolas da Região dos Inconfidentes" ofertado em 2022.

Serão emitidos Certificados em cada um dos Módulos, a todos (as) que obtiverem ao menos 75% de frequência (online).

Estes cursos são de livre adesão, ou seja, não obrigatórios.

Por serem livres, não há data para iniciar ou finalizar a formação.

É uma ótima oportunidade para qualificação profissional, pois além dos cursos serem gratuitos, os Certificados poderão ser utilizados para progressão funcional (plano de carreira) na SME-OP.

As inscrições estarão abertas de forma contínua, através do formulário online

Em caso de dúvidas, o contato poderá ser realizado pelo e-mail integracaotdic@ufop.edu.br