+ Metodologia

Desenvolvido na modalidade semi-presencial, o curso tem a duração de 5 meses, usando a internet como meio de comunicação e integração entre os participantes, tutores e professores, e também para acesso ao material de apoio, especialmente desenvolvido por uma equipe de especialistas. Sua proposta pedagógica está assentada na relação teoria-prática, que expressa uma concepção de formação humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia e da cidadania, buscando incentivar o pensamento crítico sobre a nossa realidade socioambiental, tendo a escola como local privilegiado. Esse processo de formação implica na apropriação de meios, mecanismos e instrumentos que permitam intervenções satisfatórias na transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis, a partir da compreensão do conceito de sustentabilidade.

O curso é organizado em módulos, com previsão de quatro encontros presenciais, sendo as demais atividades realizadas a distância. Como trabalho de conclusão do curso, os participantes são orientados a desenvolver projetos de intervenção local, considerando a interação entre escolas e comunidades. Os portais de referência para o desenvolvimento das atividades são a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública e Portal do Professor. Os tutores a distância acompanham os cursistas e a elaboração de projetos de intervenção de maneira virtual na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede. Os cursistas podem se reunir nos polos presenciais, com disponibilidade de um tutor presencial. O material didático é condizente com os objetivos, ementa e fundamentos teórico-metodológicos, bem como é organizado segundo os módulos propostos. O curso está disponível offline via material impresso e multimídia. O produto final do curso é a apresentação de uma proposta de intervenção na realidade escolar, elaborada individualmente ou em grupo.