+ Formas de avaliação

As atividades desenvolvidas pelos cursistas são acompanhadas e avaliadas de modo contínuo pelos tutores, professores e coordenação. Essa equipe se mantém em constante interação visando à troca de informações, à apreciação conjunta das dificuldades e à busca de soluções relacionadas às dificuldades de cada componente curricular. A avaliação é desenvolvida de forma unilateral e também compartilhada tutor/professor/coordenador e cursista, procurando compreender o processo de construção do conhecimento.

Devido à natureza interativa desse processo, o diálogo constitui base fundamental da avaliação, cabendo aos tutores/professores a iniciativa de proporcionar os estímulos e incentivos necessários ao desenvolvimento dessa prática pedagógica, respeitando e estimulando o cursista, que é um parceiro ativo nessa interação.

São considerados os seguintes instrumentos avaliativos, considerando-se a conclusão e envio das Atividades de Aprendizagem e dos Observatórios para o Ambiente Virtual de Aprendizagem dentro dos prazos pré-estabelecidos:

• Tarefas individuais (produção de textos e reflexões);

• Tarefas em grupo (implantação/revitalização da Com-Vida, dentre outros);

• Participação nas discussões e sessões de interação síncronas (chats) e assíncronas (fóruns) propostas;

• Trabalho Final – Projeto Nossa Escola Sustentável.

Da Presencialidade

Estão previstos quatro encontros presenciais durante o curso. A aferição relativa aos 75% de “presença” no curso, exigidos por lei, é feita via registro/avaliação da participação dos cursistas nas atividades interativas no ambiente em rede colaborativa (fóruns, chats etc), além da efetiva participação nas sessões presenciais.

O curso de aperfeiçoamento Escolas Sustentáveis e Com-Vida está estruturado de acordo com disposições da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC (CGEA), e concede aos cursistas que realizarem 75% das atividades obrigatórias e apresentarem projeto de intervenção local, o Certificado de Aperfeiçoamento expedido por essa instituição.