+ Objetivos Específicos

  • Promover a formação teórica para a abordagem informada sobre as realidades contemporâneas dos Povos Indígenas no Brasil nas propostas pedagógicas das escolas, bem como os principais conceitos teóricos envolvendo o continente africano e a experiência da diáspora nas Américas;
  • Implementar práticas pedagógicas que levem em consideração a experiência
  • identitária, territorial e religiosa de matriz africana no ensino básico;
  • Repensar as bases curriculares tradicionais e promover mudanças que levem em consideração a ideia de currículo como documento de identidade, a fim de incluir a população afro-brasileira e indígena;
  • Oferecer formação com vistas à apropriação de referenciais conceituais para o conhecimento e valorização da sociodiversidade indígena;
  • Identificar e desconstruir noções equivocadas sobre os povos indígenas, valorizando a multietnicidade e a pluralidade cultural como patrimônio dos Povos Indígenas e da sociedade brasileira.
  • Combater os preconceitos linguísticos relacionados à população negra, por meio do conhecimento da influência e da riqueza das línguas africanas no português brasileiro, bem como das principais personalidades negras presente no âmbito das artes e literaturas, promovendo, dessa forma, a possibilidade de diminuir no contexto escolar o preconceito linguístico existente contra a população negra.
  • Ampliar, por intermédio da EAD, o acesso às tecnologias educacionais para a formação docente.