2ª Webprosa Brincante: O uso dos jogos como recursos didáticos - potencializando saberes

 12-05-2021 2LiveWebprosabrincante

 

Data: 13/05/21

Transmissão: https://youtu.be/Xx1fizdXVj0

Conversa com os autores: Márcia Ambrósio (UFOP) e Eduardo M. Ferreira(UFOP)

Tema:

A produção e planejamento dos jogos:

▪ O que devemos pensar no momento de construir um jogo?
▪ Quais são os nossos objetivos?
▪ Como devemos criar uma estratégia de produção?
▪ Quando e como jogar com as humanidades?
▪ Como registrar as práticas dos jogos?

O uso dos jogos como recurso didático, como expressão das vivências, como vias significativas de produção de saber.

Indicação de leitura: Capítulo 3, Volume 1 - Link: Disponível no E-portfólio do Corpo Brincante – www.e-corpobrincante.ufop.br

 

2º momento: Gamificação – potencializando saberes

Convidado: Prof. Rafael Rix Geronimo ( Doutorando na Puc-SP)

    • O que são atividades gamificadas?
    • Como utilizar a gamificação na educação?
    • Como é a metodologia da gamificação?
    • Exemplo de gamificação: Uma aventura no antigo egito (Livro do Prof. Rafael Rix Geronimo – Appris Editora)

Atividade do Curso de extensão “O Corpo Brincante e o uso dos jogos de tabuleiro e do e-Portfólio no Processo Avaliativo”

Coordenação: Dra. Márcia Ambrósio (DEETE/UFOP)