Aula inaugural dos cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia

O Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da Universidade Federal de Ouro Preto, bem como os Colegiados dos Cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia – Modalidade a Distância gostariam de convidar alunos, professores, tutores e demais profissionais dos referidos cursos e dos Polos de Apoio Presencial a participarem da aula inaugural referente ao primeiro semestre letivo de 2015, cujo tema é A Crise Política e a Educação no Brasil Atual.

A aula será proferida pelo Prof. Antonio Marcelo Jackson Ferreira da Silva, Doutor em Ciência Política e professor do Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP (DEETE) das 19h às 21h do dia 22 de abril de 2015 através do sistema de videoconferência. Os polos que não possuem este equipamento deverão utilizar o Scopia Desktop.

Para participar, você deverá comparecer ao seu Polo de Apoio Presencial. Haverá lista de presença no polo e as horas relativas à aula inaugural poderão ser computadas para as AACC.

Diante da constatação de que o processo educacional não ocorre de forma independente aos contextos histórico-sociais em que se insere e diante da atual conjuntura política brasileira, consideramos adequada a organização de uma ocasião em que se possa refletir sobre as relações entre a política e a educação. Para tanto, o Prof. Antonio Marcelo Jackson Ferreira da Silva, procura analisar a atual crise política brasileira a partir das teses de Montesquieu, apresentadas no livro Do Espírito das Leis, e suas consequências no mundo social. Concomitantemente, questiona se há impacto em nosso sistema educacional ou se, por outro lado, possuímos uma educação política (cidadania) suficientemente engendrada que permita ou não a ampliação da crise ou mesmo sua crítica.

Você pode ler o texto produzido pelo Prof. Dr. Antonio Marcelo Jackson Ferreira da Silva como material de referência da aula inaugural:

>> Clique aqui para acessar o texto

Aguardamos a presença de todos!

Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE)
Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia – Modalidade a Distância
Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade a Distância