Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

É graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Tem Especialização em Gerontologia pela Faculdade Mineira de Educação e Cultura. Em 2004, defendeu a dissertação “A relação avaliação/registro no ciclo da juventude: possibilidades e limites na construção de uma prática educativa inovadora”. Foi professora de Educação Física na Prefeitura de Belo Horizonte (1995-2010) e colaborou no Projeto de Implantação da Escola Plural, na Secretaria Municipal de Educação (SMED/PBH), como integrante do corpo de assessores do Departamento de Educação da Regional Barreiro (1996-1998) e como formadora de professores no Centro de Formação dos Profissionais de Belo Horizonte (1999-2000). Foi integrante do Conselho de Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte CME/BH (2004-2005) e Conselheira Municipal de Educação, gestão 2005-2007. Integrou a equipe executiva do Conselho da Criança e do Adolescente da PBH CMDCA/BH, coordenando tecnicamente a Comissão de Registro, Inscrição e Monitoramento de Programas (CREIMP), no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/BH (CMDCA/BH)(2005-2007). No Ensino Superior, foi professora no projeto Veredas (2003-2005) e atuou como professora formadora no curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFMG), no Polo de Corinto, em Minas Gerais. A sua atuação como professora substituta de Didática de Licenciatura, na Faculdade de Educação/UFMG (2003-2004), motivou a escrita da tese de Doutorado, na Educação, na UFMG, com o título “A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente” (2007-2010). Escreveu vários artigos acadêmicos, publicados na ANPED, ANPAE, ANPEDINHA, ENDIPE, Revista Tessituras (SMED/PBH). Em 2009, publicou um artigo sobre as pesquisas em avaliação realizadas nas escolas na PBH, no período de 1990 a 2004, denominado “O Estado da Arte da Avaliação na Rede Municipal de Belo Horizonte de 1990 a 2004”, apresentado na Universidad de la Frontera, Facultad de Educacion y Humanidades, no III Congreso Internacional de Evaluación de la Función, em Temuco no Chile, sendo que em 2010 foi debatido no XV ENDIPE (BH/MG). Está em andamento a publicação do segundo capítulo de sua tese “A Guardiã de Memórias Docentes”, na Argentina, pela Universidade de La Plata, a publicação do livro “O Uso do Portfólio no Ensino Superior: Inovações no Ensinar, no Aprender e no Avaliar”, pela Editora Vozes, e um capítulo sobre o Portfólio no Ensino Superior, em livro organizado pela Prof.a Benigna Villas Boas (UNB), com o mesmo tema. Publicou vários artigos de opinião no jornal Estado de Minas, artigos sobre o Projeto “Rodas em Rede” (cinema), no Jornal Panorama (UFMG/UAB/Corinto/MG), e artigos, no Jornal HW NOTÍCIAS (Belo Horizonte), que relatam a sua experiência como professora de Educação Física, no Ensino Fundamental. É professora adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP), curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas Avaliação da Aprendizagem, Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico I e II, Recreação: jogos e brincadeiras, Educação do Corpo e do Movimento, além da disciplina Profissão e Formação Docente, no curso de Especialização em Práticas Pedagógicas. Seus temas de estudo e assessoria pedagógica são, dentre outros, avaliação e registros escolares, planejamento, projeto político-pedagógico, portfólio e webfolio de aprendizagem, projeto de trabalho, didática no ensino superior, formação docente, fotografia e cinema na escola, relação pedagógica, brincadeira como fonte de conhecimento.

SALA: 3.03

E-MAIL: marcia.rezende@ufop.edu.br