É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Júlio Stachissini, pai da Profa. Antônia Sônia Stachissini, ocorrido no dia 06 de abril de 2015, no interior do estado de São Paulo. Em nome dos docentes do Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE, dos tutores do Curso de Pedagogia e demais profissionais que trabalham no CEAD, prestamos nossas condolências e solidariedade à Profa. Sônia, aos familiares e amigos(as).
Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE
O CEAD realiza o encontro de formação do curso de Especialização em Gestão Escolar, nos dias 28 e 29 de março, quando haverá apresentação do curso e formação inicial para os egressos da turma 2015/2016, e o encerramento da turma 2013/2015, com apresentação de aproximadamente 250 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em forma de pôster, para avaliação presencial.
Durante o evento, será realizado o lançamento do livro “Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores: o Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto”, organizado pelos coordenadores do Programa, professores Breynner Ricardo de Oliveira e Adriana Maria Tonini.
As atividades serão realizadas no Centro de Artes e Convenções da UFOP e no prédio do CEAD, localizado no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto.
Clique aqui para conferir a programação
Após um longo processo de peer review, os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD-UFOP tiverem o artigo intitulado A Trivium Curriculum for Mathematics Based on Literacy, Matheracy and Technoracy: An Ethnomathematics Perspective aceito para publicação no volume 47, número 4, do ZDM, edição especial sobre Numeracy, que será publicado no segundo semestre de 2015.
O ZDM é um dos periódicos mais importantes do mundo na área de Educação Matemática, tendo classificação Qualis A1 da Capes.
Resumo: There is a necessity for ethnomathematics-based programs that encourage professors and educators to identify learning-teaching practices and pedagogical actions. The great challenge has been to further elaborate pedagogical practices that are in accordance with philosophical-theoretical objectives in this program. In order to do so, we outline here a curriculum proposal based on D’Ambrosio’s trivium composed by literacy, matheracy, and technoracy that permits the development of school activities based on an ethnomathematical perspective. Literacy is the capacity students have to process information present in their daily lives; matheracy is the capacity students have to interpret and analyze signs and codes in order to propose models to find solutions for problems faced daily; and technoracy is the capacity students have to use and combine different instruments in order to help them to solve these problems. In this context, numeracy plays an important role in this trivium proposed curriculum.
Saudações, querida colega Profa. Marilene Andrade Ferreira Borges!
Neste momento em que você se aposenta na UFOP e começa a investir em novos projetos pessoais e profissionais, queremos dizer que foi um enorme prazer tê-la em nossa equipe de trabalho, desempenhando com brilhantismo as atividades acadêmicas de ensino e pesquisa no DEETE.
Seu papel docente em incentivar a inovação no Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas colaborações técnicas nas ações do NDE e do Colegiado do Curso de Pedagogia foram de fundamental importância para as mudanças que estamos incorporando no nosso Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia.
Agradecemos também por ter trabalhado sem medir esforços para que fosse possível a concretização da "I SEMANA ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E PEDAGOGIA: Formação, Currículo e Tecnologias digitais: desafios contemporâneos". O sucesso desta ação de extensão tão abrangente exigiu os seguintes cuidados pedagógicos:
- Uma organização detalhada da execução das atividades nos polos UAB presenciais do CEAD-UFOP, buscando uma distribuição equânime do trabalho;
- A consolidação dos grupos de trabalho, que foi deliberada entre os docentes do Curso de Licenciatura em Geografia e Pedagogia, formando agrupamentos móveis (docentes, professores colaboradores e convidados) de forma nucleada, que se responsabilizariam pela coordenação local da I Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Geografia do CEAD-UFOP;
- Muita competência e disposição para o sucesso do evento;
- A garantia de direitos aos estudantes da Educação a Distância em proporções próximas aos dos estudantes presenciais, dentre outras tantas situações exitosas que poderíamos listar e que ainda não havíamos realizado durante o curso, nem no CEAD.
O espaço virtual que foi idealizado e organizado por você para gestão dos processos que envolveram a participação dos Coordenadores dos Polos para a I Semana Acadêmica deve ser destacado como um dos espaços virtuais fundamentais para construção de uma proposta participativa e democrática entre todos os envolvidos.
"Pretendemos realizar uma gestão participativa, transparente, descentralizada onde juntos buscaremos as melhores soluções para os problemas que surgirem, assim como, socializaremos os sucessos que poderão iluminar decisões e práticas da nossa gestão. Espero que você sinta-se a vontade para colocar suas dúvidas e problemas" (Dra. Marilene Ferreira Andrade Borges, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, setembro/2014).
Como exposto, damos relevância a sua habilidade em organizar e motivar o trabalho dos professores, colaboradores e coordenadores de polo em equipes. Sua persistência fez toda a diferença. Parabéns pela conclusão exitosa do projeto.
A sua experiência e dedicação contagiou todos os envolvidos e foi de grande importância para a motivação da equipe de trabalho. A forma com que você ministrou e reorganizou os trabalhos à frente do Colegiado do Curso de Pedagogia foi muito apreciada por nós.
Na coordenação dos trabalhos no Curso de Pedagogia, acreditamos que você colaborou de maneira decisiva para efetivação de espaços de gestão compartilhada no NDE e no Colegiado de Pedagogia. Fomos testemunhas de sua dedicação ao ensino e à pesquisa e também seu envolvimento com o trabalho administrativo.
Nossos sinceros agradecimentos! Pode ter a certeza de que a sua colaboração e suas atitudes docentes fizeram a diferença e contribuíram significativamente para que pudéssemos retomar os ânimos pedagógicos "congelados" e recuperar o espírito democrático necessário para o acolhimento da diversidade entre os docentes, na unicidade dos objetivos acadêmicos.
"Brindamos" o fim desta etapa em sua carreira docente e desejamos que tenha muito sucesso nas novas jornadas. Esperamos não perder contato com você e poder continuar contado com suas contribuições pedagógicas e acadêmicas com vistas à melhoria da educação que ofertamos por meio desta instituição.
Fica nosso abraço e nossa saudade!
Corpo docente e Analistas de Orientação Educacional do Departamento e Educação e Tecnologias
Ouro Preto, Março 2015 - DEETE/CEAD-UFOP
Nos dias 28 e 29 de março, a Escola de Gestores irá organizar dois encontros de formação do Curso de Especialização em Gestão Escolar.
O 1° Encontro de Formação é destinado à apresentação do curso e formação inicial para os egressos da turma 2015/2016. São estimados 400 cursistas, além da equipe pedagógica.
O 3° Encontro de Formação é destinado ao encerramento da turma 2013/2015, com apresentação de mais de 250 Trabalhos de Conclusão de Curso (em forma de pôster) e realização de avaliação presencial.
Os eventos serão realizados no Centro de Artes e Convenções e no CEAD, em Ouro Preto.
Maiores informações no site: http://www.escoladegestores.cead.ufop.br/
Mais artigos...
- Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey tem capítulos aceitos em livro internacional de modelagem matemática
- Workshop com Tod Shockey da Toledo University, Ohio - EUA
- Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Novos membros e Presidência
- Consulta: Quadro de Pedido de Transferências - Polo / Cursos / Período