Os professores Milton Rosa e Marger Conceição Ventura Viana participaram da XXVII Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa – RELME28, no período de 28 de julho de 2014 a 01 de agosto de 2014, em Barranquilla, na Colômbia.
Professor Milton Rosa foi convidado para participar da mesa redonda intitulada Modelación Matemática y la Formación Matemática en Algunas Carreras Profisionales composta por pesquisadores do México, Venezuela, Brasil e Colômbia. Prof. Milton discutiu sobre a formação de professores de matemática e a ação pedagógica necessária para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem baseada nos aspectos culturais da matemática por meio da etnomodelagem. Essa abordagem foi discutida por meio da apresentação intitulada La Matematización de las Prácticas Matemáticas a través de la Etnomodelación. O tema proposto para essa mesa foi amplamente debatido por um público de aproximadamente 50 pessoas.
Professora Marger Conceição Ventura Viana foi convidada para ministrar o minicurso intitulado El Matrimônio del Cine y el Aula de Matemáticas, que proporcionou aos participantes as ferramentas necessárias para a autilização do cinema como uma ação pedagógica para o ensino e aprendizagem em matemática. Prof. Marger é uma das pioneiras com relação ao uso do cinema em sala de aula, tendo ministrado vários minicursos relacionados com este tema. Prof. Marger também apresentou o Relatório de Investigação intitulado História de las Matemáticas en la Práctica de Enseñanza de las Matemáticas en Linea discutindo sobre a utilização da História de Matemática no processo de ensino e aprendizagem em matemática em cursos de formação de professores na modalidade a distância.
Por outro lado, os professores Milton e Marger apresentaram em conjunto o Relatório de Investigação intitulado La História de las Matemáticas en el Currículo para la Formación de Profesores de Matemática discutindo sobre a necessidade da inclusão dessa tendência educacional para o ensino e aprendizagem em matemática nos cursos de formação de professores nas modalidade presencial e a distância.
De 28 a 30 de julho o professor Daniel Clark Orey participou do IV Colóquio de Educação Matemática na UFJF em Juiz de Fora, sendo convidado para palestrar nesse evento.
Prof. Daniel proferiu a palestra intitulada A Pesquisa em Etnomodelagem: Em Busca dos Conhecimento Êmico, Ético e Dialético para um público de aproximadamente 150 pessoas. Essa pesquisa está relacionada com os aspectos culturais do processo da modelagem, que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem em matemática em todos os níveis de ensino.
Prof. Milton Rosa participou do 5th International Congresso on Ethnomathematics – ICEm5, em Maputo, Moçambique, no período de 7 a 11 de Julho de 2014 realizado na Universidade Pedagógica de Moçambique.
O professor também representou o Prof. Daniel Clark Orey em suas pesquisas na área de Etnomatemática, que vincula a relação entre a matemática e a cultura.
No dia 09 de Julho de 2014 participou de uma plenária com a palestra intitulada Emic (local), etic (global), and dialogical knowledges in ethnomodeling research. No dia 10 de Julho de 2014 também palestrou sobre a pesquisa em etnomatemática intitulada An ethnomathematicl study of the cultural artifact of symmetrical freedom quilts: facts and mmysths related to the undeground railroad.
Desde 1999, os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey pesquisam sobre a influência da ação pedagógica do Programa Etnomatemática nas atividades curriculares realizadas em salas de aula.
Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam o artigo intitulado UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO DA INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA nos Anais do Sétimo Seminário de Educação e Leitura: Desafios e Criatividade, com ISBN 978-85-425-0115-5.
O congresso ocorreu em Natal, Rio Grande do Norte, no período de 11 a 14 de Novembro de 2013. Os professores Milton e Daniel participaram do Simpósio 6: Educação Etnomatemática como Leitura de Mundo, investigando como as diferenças linguísticas podem ser consideradas como fatores que podem influenciar o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, o estudo das dificuldades linguísticas enfrentadas pelos alunos é uma questão educacional que deve ser pesquisada e debatida. Nesse sentido, a diversidade linguística e cultural das salas de aula oferece possibilidades por meio do estudo da perspectiva etnomatemática para que possamos compreender a influência que a linguagem tem sobre a matemática e como essa influência resulta nas diferentes maneiras pelas quais os conteúdos dessa disciplina são utilizados, comunicados, transmitidos e difundidos entre os membros da comunidade escolar. Sendo assim, a investigação discute a possibilidade da conexão entre a etnomatemática e a linguística, fornecendo elementos importantes para pesquisas colaborativas entre esses dois campos do conhecimento.
Faça o download do artigo | ![]() |
Prof. Milton Rosa representará a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) na 66a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que se realizará na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, no período de 22 a 27 de Julho de 2014.
Milton Rosa proferirá a palestra intitulada Ensino a Distância e suas Implicações para o Campo de Estudos da História da Matemática e Cultura no dia 25 de julho das 10h às 11h30.
Maiores informações podem ser encontradas no site http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/home/
Mais artigos...
- EDITAL PROGRAD/CPS Nº 18/2014: CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA - PIS 2014/1 - 1ª CHAMADA - Cursos de Pedagogia e Matemática
- COMUNICADO PROGRAD: Colação de Grau Unificada UFOP/CEAD 2013/2
- Professores Daniel Clark Orey e Milton Rosa publicam artigo na revista "International Journal for Research in Mathematics Education"
- Prazo para requerimento para colação de grau de alunos aptos de turmas remanescentes