Profa. Dulce M. Pereira do CEAD participa do VII CONGRESSO IBEROAMERICANO em Lima, Peru

A professora do CEAD, Dulce Maria Pereira, participou do VII Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental Comunitária, realizado entre os dias 10 e 12, em Lima, no Peru. O evento contou com a participação de personalidades da área, como o economista mexicano Henrique Leff, referência mundial no tema, entre outros intelectuais e, também, de órgãos da ONU, como PNUMA e UNESCO. Segundo a professora Dulce Maria “foi um fórum internacional de reflexões, trocas de experiências e análises críticas sobre os recortes e políticas de educação ambiental praticados nos países ibero-americanos." Ela afirma ainda que "a Educação Ambiental comunitária é uma construção da América Latina e que os países presentes se esforçarão para incluir o tema como estratégico para a redução das mudanças climáticas e seus impactos, bem como para que os Estados e nações enfrentem, com abordagem sistêmica, a crise socioambiental de nossos tempos".

O congresso teve o propósito comum de contribuir para o norteamento da educação ambiental e das práticas de sustentabilidade, assim como para a construção de uma cidadania ambiental engajada e sensibilizada neste território.

Como expositora do Painel Fundamentos e estratégias da educação ambiental comunitária, a representante da UFOP tratou do tema Escolas Sustentáveis: Educação comunitária para tornar a escola um espaço educador sustentável, onde detalhou o processo de formação continuada em Educação Ambiental, que vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2009, voltado para educadores, professores do ensino médio, gestores, estudantes e comunidades, sob a coordenação da UFOP em conjunto com outras universidades brasileiras. Os métodos de enraizamento dos cursos desenvolvidos pela UFOP são motivo de interesse relevante, sobretudo na área de cooperação científica e tecnológica. Além do painel, a professora Dulce Maria participou do conjunto de atividades do Congresso, tendo contribuído para a redação do documento final do Fórum como convidada a integrar o Comitê Científico do processo, responsável por definir as diretrízes do VIII Congresso, que será realizado dentro de dois anos, o que formaliza a partir de agora participação Universidade no processo. O trabalho apresentado foi desenvolvido pela professora e pelos professores do curso, co-autores, Denise Gândara, da USP e Herman Oliveira, da UFMT.

Reconhecimento internacional na área de Educação Ambiental com enraizamento comunitário do processo, associando pesquisa, extensão e ensino

Pela atuação na área, a UFOP foi integrada ao coletivo de parceiros que atuarão junto à Conferência das Partes (COP), o órgão supremo da Convenção sobre Mudança do Clima, da Organização das Nações Unidas-ONU, com o intento de negociar a inclusão da Educação Ambiental entre os processos de redução das mudanças climáticas e dos impactos e riscos que causam.

Representantes do MEC, Jane Fontana e do MMA, Renata Maranhão, além de representantes de outras universidades, como Marcos Sorrentino, da USP/ESALQ, também tiveram atuações relevantes. 

Ainda, com um conjunto de intelectuais  presentes no encontro, a professora Dulce Maria participou da fundação da Rede de Mulheres Ambientalistas e Educadoras Ambientais,  que tem a partir de agora como principal objetivo, colaborar com ativismo mundial na área do meio Ambiente, tratando dos temas de gênero e sustentabilidade e  introduzindo ideias e ações para a consolidação da cultura de sustentabilidade no planeta.


Secretaria do Curso

(31) 3559.1306

Supervisão Pedagógica do Curso

Prof.ª Tatiana Gomes Ferreira

Supervisão do Curso

Prof. Hudson Augusto Silva

Coordenação do curso

Prof.ª Dulce Maria Pereira

(31) 3559.1306

Núcleo Docente Estruturante

Presidente

Prof.ª Dulce M. Pereira

(31) 3559.1306


Coordenador

Prof. Jorge Luiz Brescia Murta

(31) 3559.1306