Curso de atualização em ferramentas de comunicação e softwares pedagógicos para uso nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia
MODALIDADE: Extensão DURAÇÃO: 4 meses (não há previsão de novas turmas) CARGA HORÁRIA: 60 horas, distribuídas em três módulos |
O presente curso tem por objetivo proporcionar atualização a tutores, que atuam no CEAD/UFOP ou constam de seu cadastro de reserva, em ferramentas de comunicação e softwares pedagógicos para serem usados na oferta de disciplinas de matemática dos cursos de Graduação em Matemática, Pedagogia e Administração Pública.
Tutores presenciais e a distância e tutores do cadastro reserva dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia e Administração Pública.
O curso apresentará uma organização modular e será ofertado na modalidade a distância. Será veiculado através do ambiente virtual Moodle. Cada um dos três módulos apresentará carga horária de 20h e neles constarão:
a) O material pedagógico para estudo, análise e reflexão dos conteúdos propostos;
b) As atividades teóricas e práticas, individuais ou em grupos, constando de participação em fóruns, em webconferências e/ou videoconferências, videoaulas, webaulas e manipulação de softwares em laboratórios de informática.
As atividades virtuais serão enviadas pela plataforma para correção. As dúvidas e dificuldades encontradas pelos participantes serão socializadas por meio de fóruns de discussão e de dúvidas, um para cada módulo, e acompanhadas por professores e tutores.
A matriz curricular do curso está alicerçada nos seguintes princípios: investigação; construção do conhecimento; relação teoria-prática; autonomia; capacidade de análise crítica e de resolução de problemas; interdisciplinaridade; diversidade e atividades cooperativas.
Aos participantes que cumprirem 75% das atividades programadas receberão um certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFOP.
Profa. Ma. Cláudia Raquel Martins Correa
Prof. Dr. Jorge Luís Costa
Profa. Dra. Maria do Carmo Vila
Maria Izabel Lage Martins Gomes