O corpo brincante e o uso do portfólio no processo educativo
MODALIDADE: Extensão DURAÇÃO: 9 meses (não há previsão de novas turmas) INSCRIÇÕES: Secretaria do DEETE (31) 3559.1354 CONTATO: projetocorpobrincante@gmail.com / deete@ufop.edu.br PÚBLICO-ALVO: Estudantes das licenciaturas da UFOP, docentes COORDENAÇÃO: Profa. Márcia Ambrósio REALIZAÇÃO: DEETE/PROEX |
O Projeto de Extensão “O corpo brincante e o uso do portfólio no processo educativo”, tem como objetivo principal qualificar os participantes para desenvolver experiências corporais brincantes interdisciplinares, registrando-as em portfólios de aprendizagens, unindo teoria/prática, vivenciadas da seguinte forma: 1. As dimensões técnicas e científicas que fundamentam o debate sobre a recreação, os jogos e as brincadeiras na escola no ensino fundamental; 2. O portfólio de aprendizagem como elemento de reflexão e articulação da prática pedagógica e a serviço das aprendizagens.
O projeto oferece dois minicursos e uma oficina:
MINICURSO 1: O corpo brincante, as brincadeiras, as histórias infantis e o uso do portfólio como processo avaliativo
Carga horária: 4h
Ministrante: Márcia Ambrósio – Professora Adjunta no DEETE/CEAD/UFOP
Este minicurso desenvolve práticas pedagógicas brincantes com reflexões sobre os mais variados tipos de brincadeiras, jogos de expressão corporal e histórias cantadas típicas das diferentes culturas, além das vivências e conversas sobre a importância da consciência lúdica como fonte para os diferentes tipos de conhecimento. As atividades brincantes são transformadas em registros reflexivos e criativos por meio das múltiplas linguagens e da autoavaliação na produção de um portfólio brincante partindo das orientações gestadas durante as atividades.
MINICURSO 2: Os jogos, a interdisciplinaridade e a prática educativa no ensino das humanidades
Carga horária: 4h
Ministrante: Eduardo Mognon Ferreira – Mestrando em História/ICHS/UFOP
Este minicurso apresenta diferentes possibilidades de usar os jogos em sala de aula para uma formação no campo das humanidades e todos os seus desdobramentos de conteúdos na História, Geografia e Pedagogia. O jogo pode ser usado com um recurso didático e criar um espaço de troca e compartilhamento interdisciplinar dos saberes curriculares, mas também do saberes dinâmicos ligados à realidade do cotidiano e as vivências das humanidades. Entre os jogos, citamos: Entre as trincheiras, Trilha da Sustentabilidade, FeudoWar, Mapa Afetivo: Patrimônio Histórico, Ilha Esmeralda, Curinga do Tempo: Povos pré-colombianos.
OFICINA: Produção de vídeos digitais: ouse e crie na sala de aula
Carga horária: 4h
Ministrantes: João Vitor Marcondes dos Santos (Graduando em Jornalismo/UFOP) e Nathália Maria Marques Silva (Advogada e Graduanda em Pedagogia DEEDU/UFOP)
A oficina ensinará a fazer Stop Motion que é a técnica de animação usando fotograma a fotograma (ou quadro a quadro). Esses quadros são posteriormente montados no programa Windows Movie Maker, criando a impressão de movimento tendo como resultado a construção de pequenos vídeos.
Observações: Os minicursos e a oficina podem ser adaptados para os níveis e modalidades de ensino.
Quer conhecer mais do nosso trabalho?
Visite nossas páginas no facebook:
https://www.facebook.com/portfoliobrincante/
https://www.facebook.com/pedagogiadainovacao/
E conheça também o blog:
http://portfoliodeaprendizagem.blogspot.com.br/
As atividades podem ser agendadas em sua escola!