Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e COM-VIDA
MODALIDADE: Extensão DURAÇÃO: Outubro de 2014 a Outubro de 2015 CARGA HORÁRIA: 120h |
O Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, está estruturado em oferta de curso de Extensão (com duração de 120h) e de Pós-Graduação (na modalidade Especialização com duração de 420h). É uma iniciativa do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Aberta a Distância (UAB), sendo o CEAD-UFOP responsável pela coordenação, elaboração das matrizes teórico-metodológicas, organização e capacitação de equipe de especialistas e supervisão pedagógica.
A estruturação do Processo Formativo em Educação Ambiental é uma demanda dos educadores ambientais do país e está prevista na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e no Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), tendo sido reiterada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA). Relacionado ao Ensino Formal as DCNEA salientam a relevância da escola como espaço educador de importância fundamental na transição para a sustentabilidade. Neste sentido, o Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) vem sendo construído desde 2010 com a participação de diversos educadores engajados em universidades, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e redes de educação ambiental.
A UFOP tem se destacado neste processo, com várias iniciativas de formação e mobilização em Educação Ambiental, onde se insere a oferta dos cursos de Especialização e de Extensão em Escolas Sustentáveis. Os cursos integram o Plano de Desenvolvimento da Educação do governo federal, contando com a parceria do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia- (DEPRO), do Programa da Agenda 21 da UFOP e do Núcleo de Estudos do Futuro.
A coordenação geral é da professora Dulce Maria Pereira do CEAD/UFOP que em articulação com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) que tem implementado políticas educacionais na área de educação ambiental, por meio da Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) visando a promoção da sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade. Os projetos, ações são financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de diversos parceiros nas esferas nacional, estadual e municipal.
O Curso de Extensão, Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e COM-VIDA está estruturado num programa formativo, que fornece a capacitação teórica, as diretrizes metodológicas, as ferramentas pedagógicas e os instrumentos didáticos necessários para a formação docente. Tendo como eixo a formação de professores que sejam sujeitos engajados na transição das escolas de ensino fundamental do país em espaços sustentáveis. O Curso também prevê aulas com professores especialistas nas temáticas do curso, bem como o acompanhamento de tutores e a disponibilização de acervo bibliográfico.
O Curso de Extensão possui carga horária de 120 horas, divididas em três módulos. É desenvolvido também na modalidade semi-presencial, e no período de 2014/2015 são disponibilizadas 400 vagas para professores da rede pública e membros das comunidades atendidos pelos nove polos da Universidade Aberta do Brasil- UAB, distribuídas entre os estados de Alagoas, Minas Gerais, Pará e São Paulo. É uma formação integrada aos programas municipais de Educação e ou de Educação Ambiental.
A Universidade Federal de Ouro Preto ao organizar estes Processos Formativos, demonstra mais uma vez seu protagonismo na área educacional do país, levando formação qualificada aos educadores e fortalecendo a Educação Pública do Brasil.
O curso está isento de taxas de inscrição, matrícula e mensalidade. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail secretaria.escv2014@gmail.com ou ainda pelo contato (31) 3559.1306.
Disciplinas |
Calendário 2014/2015 |
O Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA considera a escola um ponto de referência da comunidade, é necessário planejar intervenções visando transformá-las em espaços educadores sustentáveis tornando-as referências de sustentabilidade socioambiental para as comunidades onde se inserem. É fundamental fortalecer e potencializar a influência social das escolas, em um período em que a sociedade brasileira clama por (re)valorizar a educação. Neste momento da história, os debates sobre qualidade de vida devem implementar as intenções e estruturação que vão ao encontro de materializações objetivas e harmônicas aos processos e movimentos da natureza, sendo comprometidas com o presente e o futuro de todas as formas de vida, incluindo a humana. Neste contexto, a Educação Ambiental agrega aos processos de Educação valores de ética e cidadania, referenciados no viver cotidiano nos territórios considerando as realidades local e global. Introduz o cuidado, com atenção especial às referências ancestrais de cuidado dos diversos grupos humanos, revendo suas posições como referência para as relações socioambientais. Assim os problemas socioambientais nos desafiam a usar a imaginação, o conhecimento e aumentar nossa capacidade de participar e decidir sobre o presente e o futuro, exige dos profissionais de educação uma abordagem da integridade da biosfera e da sobrevivência humana no planeta, que extrapola a visão meramente biocêntrica com que a educação ambiental tem sido usualmente tratada. Para isso, a Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC considera fundamental a formação continuada de professores e profissionais de educação numa perspectiva de educação ambiental interdisciplinar e transversal, em diálogo com o projeto político-pedagógico das escolas. Escolas sustentáveis são definidas como aquelas que mantêm relação equilibrada e de cuidado com o ambiente. Compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações, são espaços educadores sustentáveis. Esses espaços têm a intencionalidade de educar pelo exemplo e irradiar sua influência para as comunidades nas quais se situam. A transição para a sustentabilidade nas escolas é promovida a partir de três dimensões inter-relacionadas: espaço físico, gestão e currículo. Espaço físico: utilização de materiais construtivos mais adaptados às condições locais e de um desenho arquitetônico que permita a criação de edificações dotadas de conforto térmico e acústico, que garantam acessibilidade, gestão eficiente da água e da energia, saneamento e destinação adequada de resíduos. Esses locais possuem áreas propícias à convivência da comunidade escolar, estimulam a segurança alimentar e nutricional, favorecem a mobilidade sustentável e respeitam o patrimônio cultural e os ecossistemas locais. Gestão: compartilhamento do planejamento e das decisões que dizem respeito ao destino e à rotina da escola, buscando aprofundar o contato entre a comunidade escolar e o seu entorno, respeitando os direitos humanos e valorizando a diversidade cultural, étnico-racial e de gênero existente. Currículo: inclusão de conhecimentos, saberes e práticas sustentáveis no Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino e em seu cotidiano a partir de uma abordagem que seja contextualizada na realidade local e estabeleça nexos e vínculos com a sociedade global. O currículo define os conceitos e processos da relação currículo + gestão + espaço construído. A criação de espaços educadores sustentáveis visa atender às ações elencadas como necessárias ao enfrentamento das mudanças climáticas. Por isso, foi inserida como iniciativa do MEC nas pautas interministeriais previstas no Plano Nacional de Mudança do Clima, constituindo elemento facilitador na prevenção e no enfrentamento de riscos ambientais e no fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil (Lei 12.340/2010). A formação de Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA) é fundamental pois trata-se de elemento estruturante na constituição de espaços educadores sustentáveis. A COM-VIDA é um colegiado que envolve a presença de estudantes, professores, gestores, funcionários, pais e comunidade com o objetivo de promover a sustentabilidade na escola em todas as suas dimensões, estabelecendo relações entre a comunidade escolar e seu território em busca de melhoria da qualidade de vida. A originalidade desse coletivo é estimular e fortalecer a liderança estudantil na definição dos destinos da escola. Orientada por esses objetivos, a COM-VIDA anima um espaço de construção coletiva do futuro que se deseja e, para isso, estabelece a “Agenda 21” na Escola. Este colegiado deve estar articulado com os conselhos escolares e de alimentação escolar, integrando-os e transversalizando as práticas e conceitos de eco cidadania, além de mobilizar a juventude para a consolidação dos espaços educadores sustentáveis. Como espaço de diálogos, a COM-VIDA ajuda a escola, na atuação nos conselhos ou em parceria com os mesmos, a projetar e implementar ações visando um futuro sustentável. Isso tem reflexos no exercício de cidadania, de respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural, bem como na gestão do espaço físico da escola, aprimorando a eficiência no uso dos recursos e diminuindo o desperdício de água, energia, materiais e alimentos. A COM-VIDA pode influir na política de compras e na destinação adequada de resíduos, entre outras práticas voltadas ao bem-estar pessoal, coletivo e ambiental. Multiplicadores (professores, alunos, membros da direção e da comunidade) do segundo ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) da rede pública estadual e municipal. Profissionais com atuação que incide em processos e projetos do sistema de ensino. Agentes sociais e formadores de opinião no âmbito da comunidade escolar e, eventualmente, professores da 4ª série. Contribuir para a implementação das Políticas Ambientais por meio da formação de um coletivo escolar voltado à criação de espaços educadores sustentáveis nas escolas da Educação Básica. Capacitar educadores e comunidade a transformar a escola em espaço educador sustentável a partir da articulação entre currículo, gestão e espaço físico, com enfoque interdisciplinar, crítico, emancipatório e fundamentado nos pressupostos de territorialidade, diversidade, inclusão e respeito a todas as formas de vida. O curso organizado em disciplinas, na forma modular, desenvolvido na modalidade a distancia e momentos presenciais, com duração de 18 meses. Utiliza a internet como meio de comunicação e informação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e a partir da interatividade entre os participantes, tutores e professores e também acesso ao material de apoio, especialmente desenvolvido por uma equipe de especialistas. Sua proposta pedagógica está assentada na relação reflexão-teoria-prática, que expressa uma concepção de formação humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia e da cidadania, buscando incentivar o pensamento crítico sobre a realidade socioambiental, tendo a escola como local privilegiado. Esse processo de formação implica na apropriação de meios, mecanismos e instrumentos que permitam intervenções satisfatórias na transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis, a partir da compreensão do conceito de sustentabilidade. Como trabalho de conclusão do curso, os participantes são orientados a desenvolver projetos de intervenção local, considerando a interação entre escolas e comunidades. O produto final do curso é a apresentação de uma proposta de intervenção na realidade escolar, elaborada individualmente e em formato de um artigo científico e avaliado por uma comissão examinadora. A avaliação da aprendizagem é entendida como um processo contínuo e sistemático, funcional e orientador dos objetivos educacionais propostos no curso, assim as atividades desenvolvidas pelos cursistas são acompanhadas e avaliadas de modo contínuo pelos tutores, professores e coordenação procurando compreender o processo de construção do conhecimento. Essa equipe se mantém em constante interação visando à troca de informações, à apreciação conjunta das dificuldades e à busca de soluções relacionadas aos desafios apresentados em cada componente curricular. Devido à natureza interativa desse processo, o diálogo constitui base fundamental da avaliação, compete aos tutores/professores a iniciativa de proporcionar os estímulos e incentivos necessários ao desenvolvimento e avanços nessa prática pedagógica, respeitando e motivando o cursista, que é um parceiro ativo nessa interação, procurando assegurar do potencial de cada situação. O desempenho do cursista poderá ser realizado por meio dos instrumentos avaliativos propostos dentro de prazos pré-estabelecidos para envio e finalizações. Os instrumentos avaliativos propostos são atividades em momentos a distancia, com tarefas individuais (leituras, reflexões e produção de texto, registro em diário de bordo), tarefas em grupo (implantação/ revitalização da COM-VIDA, intervenções dentre outros); participação nas discussões em atividades propostas no ambiente virtual ou em momentos presenciais. Patrícia Soares da Silva Gabriela Chaves Cardoso Nascimento Luis Filipe Vieira Victor Pereira Braga Henrique Zucareli Santiago Matheus Vinicius Andrade Marcos Afonso Silva Cardoso Júnior Luiz Fernando Barbosa de Queiroz Presidente Profa. Dulce Maria Pereira Coordenadora do Processo Formativo em Educação Ambiental Profa. Dulce Maria Pereira Assistente Luiz Fernando Barbosa de Queiroz Contato geral escolassustentaveis@cead.ufop.br Coordenador Prof. Jorge Luiz Brescia Murta Professores Prof.ª Clarisse da Silva Vieira Prof. Daniel Clark Orey Prof. Gilson Antônio Nunes Prof. Gilberto Fernandes Prof. Herman Hudson de Oliveira Prof.ª Luana Roque Silva Mendes Barros Prof.ª Tatiana Gomes Ferreira Prof. Milton Rosa Prof. Renato de Mendonça
Tutora: Tatiane Pereira de Souza
Enraizadoras: Tatiane Pereira de Souza e Jacqueline Guerreiro
Tutor: Vitor Augusto Nascimento
Enraizadoras: Kenia Nassau Fernandes e Jacqueline Guerreiro
Tutoras: Carolina Silva de Sousa, Eudilene Virginia Lisboa e Lucilia Gomes Costa Rodrigues
Enraizadores: Anilson Junior da Silva e Jacqueline Guerreiro
Tutoras: Mariana Mendes de Moraes e Monica de Souza Alves
Enraizadora: Marina Macedo Carvalho
Tutor: Francisco Carlos Gimenes Junior
Enraizadoras: Tatiane Pereira De Souza e Jacqueline Guerreiro
Tutoras: Graziella Franca Monteiro e Águeda Cristina Martins dos Santos
Enraizadores: Anilson Júnior da Silva de Campos e Jacqueline Guerreiro
Tutora: Agueda Max Sena Ribeiro
Enraizadoras: Kenia Nassau Fernandes e Jacqueline Ribeiro
Tutoras: Maria Aparecida Lopes da Silva e Márcia Susana Gonçalves Lima
Enraizadora: Jessica Maria dos Santos